quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

26º Aniversário da UMAR Açores

A 27 de Outubro


 
A UMAR nasceu no movimento pós 25 de Abril, com o nome de União de Mulheres Antifascistas e Revolucionárias. Mais tarde adotou a designação de Movimento pela Emancipação Social das Mulheres e por último, com uma alteração de estatutos realizada nos anos 90, recuperou a sigla original, significando União de Mulheres Alternativa e Resposta. 
Esta designação adequa-se, pois na sua luta pela conquista de direitos (sociais, laborais, educacionais, sexuais e reprodutivos, etc.), a associação nunca quis deixar uma mulher sem resposta, sem ajuda ou orientação. O apoio disponibilizado, além de direcionado para a solução de problemas concretos, pretendia “empoderar” a mulher, ajudá-la a ter uma voz ativa e a lutar pelos seus direitos. Entre estes, combater uma forma muito grave de opressão e exercício do machismo, que era e ainda continua a ser a violência doméstica, principalmente a conjugal. 
Nos Açores, a UMAR teve a sua primeira delegação em 1992, começando pela ilha de S. Miguel e posteriormente abrangendo também as ilhas Terceira e Faial, esta última com uma casa abrigo gerida pela associação.
Em 2008 alterou os seus estatutos passando de delegação a associação e mudando o nome para UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres. Mantiveram-se os principios feministas e os objectivos orientados para a igualdade de oportunidades e de direitos entre mulheres e homens. Porque ser feminista não é ser contra os homens, o feminismo “é o conceito radical que as mulheres são pessoas!”.
A UMAR Açores está de parabéns pelos seus 26 anos, e que continue muitos mais na caminhada pela igualdade de género e por uma sociedade mais justa!
 
Rita Ferreira
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 27 de Outubro de 2018
 

Sem comentários:

Enviar um comentário