segunda-feira, 1 de março de 2010

Dia de S. Valentão (?)

Escola Secundária Vitorino Nemésio - Praia da Vitória

No passado dia 14 celebrou-se o amor. Infelizmente, para 25% dos casais de namorados em Portugal, esse não é o sentimento predominante. Nesses relacionamentos prevalece o medo, a vergonha, a infelicidade por parte de quem é vítima de violência no namoro, e o ciúme excessivo, o controlo, a desconfiança, o desrespeito, por parte de quem agride.
Os maus-tratos são principalmente verbais/ psicológicos, perpetrados através de humilhação, chantagem, ameaça, crítica destrutiva, insultos… também frequentes são as manifestações de violência sexual, não apenas através de violação, mas de qualquer contacto não desejado. Preocupante é o facto de que @s jovens não o encarem como uma agressão, acabando muitas vezes por legitimar as relações sexuais forçadas dentro do namoro. Por fim, os maus-tratos são também físicos, podendo ir desde uma bofetada a uma sova, deixando marcas visíveis ou não, mas marcando para sempre quem se vê nessa situação.
PREVENIR é a palavra de ordem! Nesse sentido têm sido desenvolvidas acções nas escolas de modo a dotar a juventude das “ferramentas” que lhes permitam distinguir relacionamentos saudáveis de relacionamentos abusivos e conhecer os recursos que as instituições/ associações oferecem em termos de ajuda. Nos dias que antecederam o Dia de S. Valentim, a UMAR Açores participou numa iniciativa conjunta com a Polícia de Segurança Pública e a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, na Escola Secundária Vitorino Nemésio e na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Nesta última foi também realizada uma sessão de esclarecimento sobre a violência no namoro, assim como na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia em S. Carlos.
A mensagem que queremos deixar aos/às jovens é a seguinte: No Dia d@s Namorad@s e todos os dias tenham relacionamentos saudáveis, onde predomine a confiança, o respeito (e o amor, claro)!

Rita Silva

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 27 de Fevereiro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário