Iniciativa conjunta da UMAR Açores, Universidade de
Trás-os-Montes e Alto Douro e Secretaria Regional de Solidariedade Social
O
projecto “Violentómetro” é uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e
Alto Douro, que conta com a colaboração da UMAR para a sua implementação nos
Açores.
Um dos
seus principais objectivos prende-se com a sensibilização da população juvenil para
os fenómenos de violência e a sua consciencialização sobre as diversas
manifestações de comportamentos agressivos, dos mais subtis aos mais graves.
O
violentómetro em si é um instrumento, uma régua, onde os comportamentos de
violência se apresentam num contínuo dividido em três espectros, em que a
gravidade das manifestações de agressividade vai aumentanto. Por exemplo, na
primeira parte encontram-se comportamentos como a chantagem e a culpabilização,
na segunda parte encontram-se a destruição de bens pessoais e agressões fisicas
como arranhões, empurões, bofetadas, pontapés. Por último, na secção de
comportamentos de maior gravidade estão as ameaças, o forçar uma relação
sexual, o causar lesões no corpo ou mesmo matar.
Uma vez
que nos relacionamentos abusivos, os maus-tratos tendem a aumentar de
frequência e intensidade com o passar do tempo, pretende-se detectar os
comportamentos violentos logo no seu início impedindo a escalada dos mesmos.
De
qualquer modo, seja qual for o patamar em que a pessoa se reveja, esta é sempre
aconselhada a proteger-se, a reagir e procurar ajuda, o que pode fazer junto
das autoridades ou das instituições designadas para o efeito.
A
implementação do projecto dá-se em várias fases, sendo que a primeira consiste
num contacto com as escolas e aferição da sua disponibilidade e interesse em
colaborar com o mesmo. Este está direcionado para os alunos e alunas que tem
entre 12 e 18 anos de idade. Após o consentimento informado dos respetivos
encarregados de educação, os alunos participantes respondem a um questionário
online, que tem por objectivo o estudo e caracterização dos fenómenos de
violência na escola. Os dados daí resultantes levam à elaboração de um
relatório que é posteriormente apresentado à escola. Na fase seguinte são
desenvolvidas acções de sensibilização onde se trabalham com a população
estudantil as questões da igualdade de género, as características da violência
no namoro e violência doméstica no geral, e estratégias de prevenção. É também
entregue uma régua violentómetro a cada aluno.
Por fim
os participantes preenchem um questionário de avaliação qualitativa sobre a
implementação do projecto e é feita também uma avaliação quantitativa. Estes
procedimentos tem em vista a elaboração do relatório final que será também
apresentado às escolas intervenientes.
Este
projecto está a ser desenvolvido em várias ilhas dos Açores, sendo que na
Terceira estão a participar: a Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, a
Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond e a Escola Básica Integrada
dos Biscoitos. Está prevista também a
participação da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e da Escola
Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.
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