terça-feira, 1 de outubro de 2019

Projeto Violentómetro nos Açores

Iniciativa conjunta da UMAR Açores, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Secretaria Regional de Solidariedade Social
 
 
 
O projecto “Violentómetro” é uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que conta com a colaboração da UMAR para a sua implementação nos Açores.
Um dos seus principais objectivos prende-se com a sensibilização da população juvenil para os fenómenos de violência e a sua consciencialização sobre as diversas manifestações de comportamentos agressivos, dos mais subtis aos mais graves.
O violentómetro em si é um instrumento, uma régua, onde os comportamentos de violência se apresentam num contínuo dividido em três espectros, em que a gravidade das manifestações de agressividade vai aumentanto. Por exemplo, na primeira parte encontram-se comportamentos como a chantagem e a culpabilização, na segunda parte encontram-se a destruição de bens pessoais e agressões fisicas como arranhões, empurões, bofetadas, pontapés. Por último, na secção de comportamentos de maior gravidade estão as ameaças, o forçar uma relação sexual, o causar lesões no corpo ou mesmo matar.
Uma vez que nos relacionamentos abusivos, os maus-tratos tendem a aumentar de frequência e intensidade com o passar do tempo, pretende-se detectar os comportamentos violentos logo no seu início impedindo a escalada dos mesmos.
De qualquer modo, seja qual for o patamar em que a pessoa se reveja, esta é sempre aconselhada a proteger-se, a reagir e procurar ajuda, o que pode fazer junto das autoridades ou das instituições designadas para o efeito.    
A implementação do projecto dá-se em várias fases, sendo que a primeira consiste num contacto com as escolas e aferição da sua disponibilidade e interesse em colaborar com o mesmo. Este está direcionado para os alunos e alunas que tem entre 12 e 18 anos de idade. Após o consentimento informado dos respetivos encarregados de educação, os alunos participantes respondem a um questionário online, que tem por objectivo o estudo e caracterização dos fenómenos de violência na escola. Os dados daí resultantes levam à elaboração de um relatório que é posteriormente apresentado à escola. Na fase seguinte são desenvolvidas acções de sensibilização onde se trabalham com a população estudantil as questões da igualdade de género, as características da violência no namoro e violência doméstica no geral, e estratégias de prevenção. É também entregue uma régua violentómetro a cada aluno.
Por fim os participantes preenchem um questionário de avaliação qualitativa sobre a implementação do projecto e é feita também uma avaliação quantitativa. Estes procedimentos tem em vista a elaboração do relatório final que será também apresentado às escolas intervenientes.
Este projecto está a ser desenvolvido em várias ilhas dos Açores, sendo que na Terceira estão a participar: a Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, a Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond e a Escola Básica Integrada dos Biscoitos.  Está prevista também a participação da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 22 de Janeiro de 2019

 

Sem comentários:

Enviar um comentário