terça-feira, 21 de junho de 2022

Comemoração do Dia d@s Namorad@s

 A 14 de Fevereiro celebra-se o amor nas suas variadas formas de manifestação.

Este ano a data foi assinalada pela UMAR Açores – Delegação da ilha Terceira em dois momentos distintos.

A 11 de Fevereiro em parceria com a Rede de Apoio Integrado à Mulher da Ilha Terceira (R.A.I.M.I.T), com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Praia da Vitória  (N.I.P.C.V.D.P.V) e com a Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (E.P.S.C.M.A.H) realizou-se uma ação de sensibilização, intitulada “No amor tu escolhes a música que toca!”, com uma turma da referida escola.

A 12 de Fevereiro em parceria com a Escola Básica Integrada da Praia da Vitória – Francisco Ornelas da Câmara, realizaram-se ações de sensibilização, intituladas “Namorar é fácil?”, junto de seis turmas de 3º Ciclo de Ensino Básico.

Nos dois momentos a principal premissa foi a promoção de relações de intimidade saudáveis.

Segundo um estudo sobre a Violência no Namoro 2020, cerca de 58% d@s jovens que namoram ou já namoraram referiram ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte do atual ou ex-parceir@s. E cerca de 67% d@s jovens consideram natural algum tipo de comportamento violento durante uma relação de intimidade (consutar o estudo completo em https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2020/02/VN_2020_NACIONAL_UMAR.pdf).

Ora, é muito natural que os nossos jovens apresentem dúvidas e muitas vezes até desconheçam formas de identificar/denunciar relações violentas e/ou abusivas sendo de real importância este tipo de sensibilização junto das camadas mais jovens.


Agradecemos a disponibilidade de todos os que nos receberam.


A prevenção será sempre a melhor solução!


Atividade dia 11 de Fevereiro - “No amor tu escolhes a música que toca!”


Atividade dia 12 de Fevereiro - “ Namorar é fácil?”

Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 18 de Fevereiro de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário