terça-feira, 7 de agosto de 2018

Igualdade de Género e Não-violência


Ao longo do mês de julho e no âmbito do plano de atividades da delegação da ilha Terceira da UMAR Açores / CIPA, realizaram-se três iniciativas orientadas para crianças e idosos. As referidas atividades abrangeram os temas da Desigualdade de Género e da Não-violência e procuraram transmitir ao público-alvo a necessidade de evoluir as “mentalidades” para estes temas que ainda são muito alvo de estereótipos na sociedade atual.

Estas atividades realizaram-se em parceria com a valência da Confederação Operária Terceirense (COT), Centro de Atividades e Tempos Livres (CATL) “O Golfinho” e com o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Vila de São Sebastião. As sessões com as crianças realizaram-se nos dias 5 e 11 de julho, no espaço da delegação da ilha Terceira da UMAR Açores e a atividade com os idosos decorreu no Centro de Dia em São Sebastião no dia 10 de julho.

Na prática, com as crianças do CATL foi abordado o trabalho que a UMAR Açores desenvolve e posteriormente promoveu-se a igualdade de género através de jogos, pequenos filmes e histórias infantis. No final, foram entregues às crianças panfletos informativos sobre igualdade de género e, para entregarem ao pais e mães, panfletos com informações sobre as consequências da violência de género e recursos de apoio disponíveis na delegação da Associação na ilha Terceira.

Com os idosos do Centro de Dia, foram entregues panfletos onde consta uma linha telefónica de apoio ao idoso em caso de violência doméstica e realizados alguns jogos lúdico-pedagógicos.

Ambas as atividades permitiram mostrar, de forma sucinta, o trabalho que se desenvolve na UMAR Açores e o seu papel na sociedade, tendo a atividade como principal objetivo munir o público-alvo de informação para mostrar as consequências da discriminação.

Alexandre Silva
Formando na UMAR Açores do curso de Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo
 
 
Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de São Sebastião - 10 de Julho
 
Atividade com as crianças do CATL - 5 de julho
 
Atividade com as crianças do CATL - 11 de julho
 
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 1 de Agosto de 2018

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário