segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Dia Municipal para a Igualdade

XIV Noite de Igualdade
 
Participação de Íngride Bettencourt
 
Participação de César Medeiros
 
Com o objectivo de assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, realizou-se a 24 de Outubro, na delegação da ilha Terceira da UMAR Açores, a XIV Noite de Igualdade.
Participaram na iniciativa Íngride Bettencourt (Empoderamento, Igualdade e Inclusão) que é Técnica Superior de Educação Social na ACM Terceira e César Medeiros (Boas práticas para promoção de oportunidades e competências) que é formador na área da agricultura e coordenador do projeto “As Nossas Quintas – Empresa de Inserção Social” da Cáritas da ilha Terceira.
Ao longo da noite, exploraram-se diversos aspectos relacionados com comportamentos estereotipados que propiciam múltiplas discriminações, mas também exemplos de boas práticas para a promoção da igualdade de género e de oportunidades entre mulheres e homens.
Procurando incentivar a participação do público presente, foram projectados dois pequenos vídeos. O primeiro intitulado Livres e Iguais – Nações Unidas pela Igualdade LGBT, onde se procura alertar para o facto de todos os dias crianças lésbicas, gays, bi, trans e intersex sofrerem de bullying simplesmente por serem elas mesmas. O segundo vídeo apresentado foi a participação da actriz brasileira Taís Araújo no TEDxSãoPaulo em 2017, intitulado Como criar crianças doces num país ácido, com alertas objectivos sobre desigualdades raciais e de género.
No final da noite ficou a convicção da importância de cada um/uma reflectir sobre o que poderá fazer no seu dia a dia para contribuir para uma sociedade mais igualitária.
Esta iniciativa foi promovida pela UMAR Açores / CIPA com a colaboração da ACM Terceira e da Cáritas da ilha Terceira.
 
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 7 de Novembro de 2019
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário