quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Reflexão sobre este dia…

 17 de maio Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia


Fotografia de Jéssica Nunes

O dia 17 de maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Ao assinalar este dia pretende-se estimular uma reflexão, individual ou coletiva, mais profunda sobre a necessidade e importância da existência deste dia. É essencial pensar e repensar sobre o preconceito, a discriminação e a violência de que a comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Transgénero e Intersexo (LGBTI) sente diariamente no meio onde está inserida. Basta fazer uma pesquisa para perceber a razão e imaginar o impacto que foi desclassificar a homossexualidade como um distúrbio mental e consequentemente o impacto que teve na liberdade de expressão desta comunidade, privilegiando as gerações futuras.

Muitas batalhas foram e serão travadas pelos direitos da comunidade LGBTI. Cada vitória é mais um passo numa direção construtiva e indispensável para uma sociedade dita evoluída. No entanto, o estigma continua. Ainda vivemos rodeados de preconceitos que levam à discriminação e à violência, seja esta mais ou menos silenciosa. Sim, as minorias sofrem com o silêncio social.

Acredito que é possível o respeito à pluralidade, que será conseguido através de movimentos de sensibilização e educação, privilegiando a prevenção. A prevenção passa pela compreensão do que é ser LGBTI, contribuindo para uma aceitação social. A prevenção passa pela transmissão de conceitos como identidade de género, expressão do género e orientação sexual, indo para além do sexo biológico. A prevenção passa pela desconstrução de rótulos incutidos e baseados numa incompreensão social provocada muitas vezes pelo medo. A prevenção passa pela criação de espaços que dão apoio psicológico e proteção à comunidade LGBTI, assim como ao seu seio familiar. A prevenção passa pela colaboração do governo local com associações associadas a causas das minorias sociais. A prevenção passa por criar medidas que permitam uma maior visibilidade LGBTI. A prevenção passa por condenar com a devida justiça crimes contra a comunidade LGBTI, infelizmente frequentes. Injustiças estas fomentadas pelo ódio que acabam muitas vezes em tragédias. A prevenção passa por não se tolerar a discriminação e a violência contra a comunidade LGBTI. A prevenção passa por uma educação que contribua para uma sociedade mais compreensível nas diferenças individuais. Se colocarmos de parte comportamentos formatados, como por exemplo o azul ser a cor do menino e o rosa ser a cor da menina, a evolução individual que nos torna autênticos eleva-se e torna toda a nossa existência mais interessante e humanista.

No combate à Homofobia, Transfobia e Bifobia, é importante encorajar os agentes de mudança nesta sociedade e reforçar positivamente quem contribui de modo construtivo para esta causa. Por exemplo, aqui mesmo ao lado, na ilha do Sol, já há quem não tem medo de hastear a bandeira do arco-íris em nome do município e nestas lideranças alimenta-se a esperança de um amanhã melhor. Também são exemplos, quem no seu dia à dia se recusa aceitar uma discriminação direta, quer seja em forma de um olhar, postura ou mesmo


verbalização agressiva. Quem sofre ou sofreu diretamente de qualquer tipo de discriminação sabe o quão difícil é afirmar-se numa sociedade que se julga no direito de julgar o outro. No entanto, não invalida que a pessoa não descriminada não empatize com o sofrimento que a comunidade LGBTI é alvo.

Podia também divagar o facto de vivermos numa ilha, cuja influência cultural e o sentido de insularidade é vincado, mas na verdade este assunto vai muito para além da ilha. Trata-se de despirmos-nos das camadas sociais que fomos adquirindo e darmos espaço a sentimentos de respeito e amor ao próximo. Por isso e porque esta pequena reflexão humilde é apenas uma agulha num palheiro, fica a esperança de contribuir para uma maior consciencialização social, levando à reflexão, incentivando o sentido crítico. Todo o trabalho feito neste sentido é importante e significativo em prol de um futuro melhor para todos os seres.

 

Catarina Fontes de Meneses

Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 28 de Maio de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário