sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Campanha de Prevenção da Violência no Namoro

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade - Dia dos Namorado/as

Os estudos internacionais e nacionais vieram revelar números alarmantes relativamente à violência nas relações íntimas juvenis, nomeadamente no namoro. Estes estudos demonstram uma oscilação nos seus resultados, indicando uma prevalência que varia entre os 13% e os 50% de violência psicológica relatada pelos jovens, 10% a 40% de abuso físico e 3% a 10% de violência sexual (Foshee, 1996; Machado, Matos e Caridade, 2006). Estes resultados inquietantes, traduzem-se para a comunidade científica na necessidade de desenvolver programas de prevenção da violência no namoro para jovens em idade escolar, mas também despertar a população em geral para esta problemática.
Assim, no dia 13 de Fevereiro de 2009 (véspera do dia dos namorados), a UMAR Açores, em colaboração com o programa Afectivo-Sexual “(Com)Sentido” da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (E.S.J.E.A.), desenvolveu uma campanha de sensibilização para a eliminação da violência no namoro. Para tal, foram elaborados inúmeros materiais (i.e., cartazes, vídeos, campanhas de prevenção e panfletos) com o intuito de alertar os jovens para esta problemática, bem como dar-lhes a conhecer os recursos de ajuda disponíveis. Também foram colados no chão da escola vários corações com mensagens e informações alusivas à violência no namoro (e.g., “1 em cada 4 namoros portugueses tem violência”).
De igual modo, desenvolveu-se um conjunto de acções de sensibilização em sala de aula, direccionadas a várias turmas do 7º ao 9º ano de escolaridade, divididas em três temas. A primeira sessão dava por tema a “A Igualdade de Género e desmistificação dos Papéis Sociais de Género” promovida pelo Dr. Agostinho Pinheiro (Sociólogo da UMAR Açores); a segunda tinha o mote da “Prevenção da Violência entre Pares - Bullying” (elaborada pela psicóloga – Dr.ª Rita Silva), em seguimento dos resultados obtidos num questionário sobre violência, desenvolvido pelas técnicas da UMAR Açores (Dr.ª Rita Silva e Dr.ª Marta Martins); e a terceira sessão, incidia na “Prevenção da Violência nas Relações Afectivas Juvenis”, onde foram fornecidas informações relativas à prevalência de violência nas relações de namoro, relações afectivas ocasionais (i.e., curtes) e relações homossexuais, aludindo para a prevenção da violência neste tipo de relações e a desconstrução de mitos associados à violência, desenvolvida pela Dr.ª Letícia Leal (estagiária em Psicologia da Justiça da Universidade do Minho).
Finalmente, importa salientar o interesse de toda a comunidade escolar, desde alunos, professores e auxiliares de acção educativa, bem como da população em geral, na promoção das iniciativas propostas pela UMAR Açores – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres.

Letícia Leal

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 18 de Abril de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário