sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Programa de Educação Afectivo-Sexual

EBI de Angra do Heroísmo


EBI de Angra do Heroísmo


A UMAR Açores tem investido cada vez mais na promoção da Igualdade e na prevenção da Violência de Género (masculino e feminino), sendo também do âmbito desta associação o trabalho a nível dos Direitos Sexuais e Reprodutivos. Desta forma foi criado o Programa de Educação Afectivo Sexual, direccionado para as crianças do 3º e 4º ano de escolaridade. No ano lectivo transacto este programa decorreu nas Escolas Básicas do Agrupamento Tomás de Borba e neste ano foi desenvolvido junto das turmas do Programa Oportunidades na Escola Básica Integrada de Angra. Ainda antes do final do ano lectivo, ocorrerá também na Escola Básica da Carreirinha.
O programa é composto por uma sessão direccionada a pais e professores/as e 4 sessões para os/as alunos/as, todas elas interligadas com o objectivo de promover a expressão adequada de sentimentos e pensamentos, a igualdade e o respeito mútuo entre géneros, o conhecimento básico da sexualidade humana e algumas noções de planeamento familiar, responsabilidade parental, e prevenção do abuso sexual de crianças. Este projecto tem sido desenvolvido pelos/as técnicos/as da UMAR Açores, Delegação da Terceira, com a colaboração de uma enfermeira docente na Escola Superior de Enfermagem.
É intenção da UMAR Açores continuar a desenvolver este projecto no próximo ano lectivo, de modo que as Escolas Básicas interessadas poderão entrar em contacto connosco.

Rita Silva

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 28 de Maio de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário