terça-feira, 27 de setembro de 2011

Biografia Helen Keller


“Nunca se deve gatinhar quando o impulso é voar” (Helen Keller)

Helen Keller nasceu a 27 de Junho de 1880 no estado de Alabama. Foi uma escritora, filósofa e conferencista que desenvolveu um extenso trabalho em prol das pessoas com deficiência. Ela própria tinha deficiência visual e auditiva devido a uma doença que sofreu na infância, contudo conseguiu ultrapassar as dificuldades e concretizar inúmeros sonhos e projectos.
Helen passou os primeiros anos da sua vida sem uma orientação adequada para apreender o mundo à sua volta, mas a chegada de uma professora, Anne Sullivan, a sua casa para a acompanhar mudou completamente a sua vida. Esta professora havia sido indicada por Alexander Graham Bell (historicamente considerado o inventor do telefone), a pedido dos pais de Helen, e tornou-se fundamental no desenvolvimento desta, pois até à sua chegada Helen não falava e não compreendia o significado das coisas. Esta compreensão começou a acontecer quando tocava nos objectos e relacionava com o seu nome em alfabeto manual. Num dia Helen e a sua professora estavam no quintal da casa, perto de um poço a bombear água. A professora Sullivan pôs uma das suas mãos na água fria e sobre a outra mão soletrou a palavra “água” primeiro devagar, depois rapidamente. De repente os sinais atingiram a consciência de Helen agora com um significado, aprendeu que a palavra “água” significava algo frio e fresco que escorria entre as suas mãos. A seguir tocou na terra e pediu o nome daquilo, e ao anoitecer já tinha relacionado trinta palavras com os seus significados. Desta forma ela aprendeu os alfabetos Braille e Manual e também a falar aos 10 anos, sentindo com a mão a vibração da voz de outra professora. Aprendeu também outras línguas, como francês, latim e alemão. O seu percurso atingiu o ensino superior com um bacharelato em Filosofia, sempre acompanhada pela professora Anne Sullivan.
Como reconhecimento das suas capacidades e realizações, recebeu vários títulos e diplomas honorários de diversas instituições universitárias, assim como condecorações em inúmeros países por onde passou.
A sua estreia na escrita deu-se com uma autobiografia, “A história da minha vida”, publicada em 1902, e no jornalismo com a escrita de vários artigos.
Apesar dos seus interesses diversificados, Helen Keller nunca esqueceu as necessidades das pessoas com deficiência sensorial. Desde cedo deu conferências, escreveu artigos e deu o seu testemunho pessoal daquilo que é possível alcançar mesmo com algumas limitações. A sua acção passou por garantir programas de educação e reabilitação de pessoas cegas e surdas.
Helen Keller faleceu em 1968, mas a sua memória permanece viva e a sua obra constitui um legado para as gerações que lhe seguiram.

“Belos dias como estes, fazem o coração bater ao compasso de uma música que nenhum silêncio poderá destruir. É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a glória de viver.” (Helen Keller)


Publicado na Página Igualdade XXI - Diário Insular de 7 de Setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário