quarta-feira, 6 de março de 2013

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

 
 
 
No âmbito do plano de actividades da UMAR Açores / CIPA – Delegação da Ilha Terceira para o ano de 2013 e em parceria com a União de Sindicatos de Angra do Heroísmo, assinala-se no próximo dia 8 de Março (sexta-feira) o Dia Internacional da Mulher.
 

Pela manhã, nas instalações da União de Sindicatos de Angra do Heroísmo, decorrerá um encontro sobre igualdade de género e de oportunidades entre mulheres e homens orientado para delegado/as sindicais e público em geral, da responsabilidade da jurista da associação.
 
 
Pelas 20:30 Horas
Participação da Dra. Sara Sarroeira (membro da direcção da UMAR Açores) na noite de SALgada Cultura, a realizar na próxima sexta-feira, dia 8 de Março, na Casa do Sal sede da Oficina d'Angra, através de uma apresentação da história do feminismo e da luta pelos direitos das mulheres em Portugal, bem como do trabalho da UMAR Açores.
Pretende-se actuar para a mudança de consciências, neste ciclo mensal de Saberes & Consciência proposto pela Casa do Sal / Oficina d'Angra.
Os eventos SALgada Cultura têm o intuito de divulgar a cultura, estimular a criatividade e, acima de tudo, promover a partilha de ideias. O objectivo passa por dar aos terceirenses (e visitantes!) um espaço tranquilo onde o debate e a troca -- com respeito -- são incitados, e em que nenhum assunto é considerado demasiado trivial ou polémico.

Para este dia está planeada uma apresentação da responsabilidade de Fernando Nunes, um dos coordenadores da jornal FAZENDO [http://fazendofazendo.blogspot.pt/], uma publicação Faialense "comunitária, não lucrativa e independente". Trata-se de uma apresentação de slides que documentam a visita do/as artistas plásticos Tereza de Arriaga e Jorge Oliveira aos Açores em 1972. Incidindo esta mostra sobre os slides relativos à Ilha Terceira. Fernando Nunes explicará o conteúdo e dará notas biográficas sobre a artista. A exposição terá ainda acompanhamento musical ao vivo da responsabilidade de Paulo Cunha.

Tereza de Arriaga, neta de Manuel de Arriaga, primeiro presidente eleito da República Portuguesa, teve uma vida político-social activa, não descurando os direitos das mulheres, tendo sido mesmo detida pela PIDE e encarcerada na prisão de Caxias por pertencer ao Movimento das Mulheres Portuguesas.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário