sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Destaque do Mês de Abril de 2009

D. Inês Furtado (Néné)


Inês Pereira Furtado (Néné) nasceu em Cabo Verde a 8 de Janeiro de 1959. Com 17 anos de idade veio para Lisboa à procura de novas oportunidades de trabalho. A 26 de Maio de 1980 muda-se para a Ilha Terceira onde começa a trabalhar, inicialmente na confecção de refeições e lavagem de roupa aos trabalhadores da construção civil e mais tarde no apoio e cuidados a idoso/as, bem como em limpezas domésticas.
Mãe de cinco filho/as, quatro naturais da Ilha Terceira, sempre lutou pela sua independência económica, criando em 1991 a “Tasca Africana”, viatura ambulante de venda de comes e bebes que passa a contar, em 1994, com um espaço físico em Angra do Heroísmo com a mesma denominação. Mais tarde, em 2001, o seu restaurante passa para o parque de exposições agrícolas na Vinha Brava em Angra do Heroísmo, onde funciona até hoje.
Desde sempre ajudou imigrantes oriundos/as essencialmente de Cabo Verde, Angola, Brasil, Ucrânia e Índia, dando apoio em situações pontuais e sempre que solicitada, ajudando-os/as na sua integração e adaptação à nossa ilha. É com este espírito solidário que em 2003 envia o primeiro de 12 contentores para a sua terra natal com todo o tipo de produtos em falta, desde livros, cadernos, brinquedos e roupa a materiais de construção civil, preparando-se entretanto para enviar mais quatro contentores com o mesmo objectivo, o de ajudar os que mais precisam.
Em 2006, atendendo ao apoio prestado aos seus conterrâneos bem como à divulgação da cultura e gastronomia cabo-verdianas nos Açores, é nomeada Representante de Cabo Verde na nossa Região pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves. Desde 28 de Maio de 2008 que é também Coordenadora da AIPA (Associação dos Imigrantes nos Açores) para a Ilha Terceira.

Miguel Pinheiro

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 18 de Abril de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário