sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Destaque do Mês de Março de 2009

D. Glória Brasil

Maria da Glória Nascimento Leonardo Brasil nasceu a 23 de Agosto de 1960, em S. Jorge. Com três anos, veio com a sua família viver para a Ilha Terceira, onde ainda hoje em dia reside e trabalha.
Enquanto as duas irmãs mais velhas trabalhavam, a Sr.ª Glória ajudava a mãe a cuidar da casa e dos irmãos. Entretanto, apoiava vizinhos que necessitavam e este espírito familiar e solidário ainda se mantém nos dias de hoje, uma vez que se trata de uma pessoa com uma vivência comunitária bastante activa.
A Sr.ª Glória entretanto casou, criou os seus filhos e sentiu que algo estava em falta, pois gostava de ter estudado mais e de ter tido um emprego. Foi então que viu uma oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente, no curso promovido pela UMAR dentro do projecto “Mudança de Maré”, um curso sócio-profissional dirigido às mulheres das comunidades piscatórias, nas ilhas Terceira e S. Miguel.
Neste curso, surgiu a possibilidade da realização de um estágio na Escola Superior de Enfermagem, onde ainda hoje em dia a Sr.ª Glória trabalha, como Auxiliar Administrativa. E neste curso nasceu, também, a ideia que veio a concretizar-se na Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores da Ilha Terceira (AMPA-IT), da qual a D. Glória é presidente. Uma associação que surgiu da necessidade de valorizar e divulgar o papel fundamental que a mulher tem em todas as actividades relacionadas com a pesca.
Além de ajudar mulheres e homens que trabalham na pesca, a AMPA – IT presta diversos serviços à comunidade: médico de família, partilha de medicamentos, descontos numa óptica e numa clínica dentária, tem uma loja de artesanato e promove formações em diversas áreas (reciclagem, socorrismo, pintura, informática, etc.)
Recentemente, a UMAR Açores lançou o livro “Estamos cá. Existimos. As mulheres na pesca nos Açores.”, que concretiza o projecto “As mulheres na pesca nos Açores: projecto de investigação e acção participada”.

Rita Silva

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 6 de Março de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário