terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mensagem para as/os preocupadas/os

 
“Thich Nhat Hanh, o monge e filósofo budista de origem vietnamita, utiliza, como metáfora para ilustrar o conceito da consciencialização, o acto de beber uma boa chávena de chá. É preciso estar cem por cento desperto no presente para apreciar o chá, pois só com a consciência do presente é que as mãos podem sentir o calor agradável da chávena; só no presente se pode apreciar o aroma, saborear a doçura e sentir a delicadeza do chá. Se você estiver a pensar no passado ou preocupado com o futuro, não será capaz de viver a experiência de apreciar essa chávena de chá. Quando baixar os olhos para a chávena, já o chá terá desaparecido.
A vida segue este mesmo princípio: se você não estiver cem por cento desperto no presente, quando olhar em volta já a vida terá passado. E você terá perdido a sensação, o aroma, a delicadeza e a beleza da vida. Ficará com a sensação de que a vida passou por si a voar.
O passado terminou, está acabado. Tire as lições que tiver de tirar e liberte-se do que já lá vai. Quanto ao futuro, ainda nem sequer chegou – é claro que deve fazer planos, mas não perca o seu tempo a preocupar-se com o que está para vir. Preocupar-se é um desperdício de tempo e energia. Quando parar de se concentrar naquilo que já passou e naquilo que poderá nunca acontecer, então você estará no momento presente. E então é que você começará a sentir a alegria de viver.”
 
(Brian Weiss, Meditação)
 
* Carpe Diem – Aproveita o momento!
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no jornal Diário Insular de 5 de Fevereiro de 2014.


Sem comentários:

Enviar um comentário