sexta-feira, 2 de julho de 2010

Medo de Mim… Pavor dos Outros…

Quatro Ribeiras - 8 de Maio de 2010

Quatro Ribeiras - 8 de Maio de 2010


Assim foi designada esta peça criada e encenada por Teresa Valadão. Representada pelos alunos e alunas do Grupo de Teatro Experimental Orpheu de 2ª Geração, da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, subiu à cena entre 08 de Maio e 05 de Junho. Almejando chegar junto das pessoas, a divulgação da peça foi feita porta a porta e os palcos de várias freguesias da ilha receberam este projecto. Referimo-nos à Sociedade Recreativa das Quatro Ribeiras, Carmina Galeria de Arte Contemporânea, Sociedade Recreativa Sebastianense, Teatro Angrense, Sociedade Filarmónica das Doze Ribeiras e Sociedade Progresso Lajense. Foi também apresentada no Seminário intitulado “Violência nas Relações Íntimas Juvenis”, integrado nas comemorações do Dia do Comando Regional da PSP.
Esta iniciativa, promovida pela Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, foi co-produzida pela Associação Cultural Burra de Milho e pela UMAR Açores/CIPA (Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Politicas de Igualdade).
Tendo como principal objectivo a sensibilização dos jovens e do público em geral para a questão da violência doméstica, e em especial os maus-tratos no namoro, esta peça abordou diversas situações de opressão, mas também de libertação, mostrando que é possível sair do ciclo do abuso.
De forma bastante criativa, integrando coreografias em diversos momentos, a representação destes jovens actores e actrizes na peça “Medo de Mim… Pavor dos Outros” cativou os/as espectadores/as.

Rita Ferreira

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 2 de Julho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário