terça-feira, 27 de setembro de 2011

UMAR-Açores: Uma Caminhada de Ontem, Hoje e Amanhã



Fotografia: Catarina Fernandes



Clarisse Canha
Presidente da UMAR Açores

A história de uma associação é também a história de pessoas, de processos e de causas. A história da UMAR nos Açores, enquadrada nas causas dos feminismos, tem início nos finais da década de 80, prosseguindo até hoje com intervenção de cariz feminista, com projectos e acções em diferentes áreas.
O Documentário “UMAR-Açores: Uma Caminhada de Ontem, Hoje e Amanhã” foi apresentado em Ponta Delgada, no passado dia 13 de Agosto, na Casa Descalça. Trata-se de um trabalho realizado por duas mulheres francesas Léa Tran- Bareau e Martine Frágoas que, em 2009 vieram aos Açores, à ilha de São Miguel, onde, juntando férias com voluntariado activo, aplicaram tempo, dedicação e entusiasmo num trabalho muito especial: entrevistaram pessoas ligadas à UMAR e outras não ligadas à associação, e registaram os seus distintos olhares nobre a realidade e a acção da UMAR-Açores.
Elas próprias, colocaram neste trabalho o seu olhar, sobre a associação e sobre os contextos locais do movimento feminista.
Segundo Martine Frágoas “Através de encontros e entrevistas dentro e fora da UMAR, tentámos compreender as problemáticas da mulher e aprender algo sobre a história do movimento feminista nos Açores.”
A apresentação do documentário decorreu na Casa das Descalças, associação sempre disponível para acolher com arte, acontecimentos como este. Com cerca de duas dezenas de pessoas, o encontro contou com a presença de Martine Frágoas que de novo dedicou tempo de férias, nos Açores, para estar connosco. A outra realizadora do Documentário, Léa Tran Berreau foi também lembrada neste encontro onde não pôde estar presente por se encontrar a trabalhar, num projecto, em Moçambique.
Passamos de novo a palavra a Martine Frágoas: “Neste documentário, a nossa intenção foi tentar dar a conhecer todas as atividades desenvolvidas pela UMAR-Açores. Em 14 minutos de filme, não foi possível dar conta dos inúmeros projetos desta dinâmica associação, mas talvez dê vontade de conhecer melhor esta equipa composta de mulheres de diferentes gerações e formadas em diferentes áreas (psicologia, direito, sociologia...) Talvez também sirva para lançar debates. Foi, pensando nesta utilização, que colocámos a questão da especificidade dos Açores no que diz respeito à violência doméstica.”
De facto podemos dizer que neste encontro de visionamento do Documentário “UMAR-Açores: Uma Caminhada de Ontem, Hoje e Amanhã”, além de convívio, aconteceu diálogo e reflexão abrangente com questões bem concretas de hoje, de aqui, e de lá. Questões que emergem na acção do movimento feminista, na luta pela construção de um mundo novo, igualitário e justo. Acreditamos, sim que “Outro Mundo é Possível!”.

Publicado na Página Igualdade XXI - Diário Insular de 7 de Setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário