quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Hora do Conto – Cores da Igualdade

Integrada nas festividades de Verão, mais em concreto nas festas da Praia 2018, no âmbito da campanha “Açores pela Igualdade”, decorreu nos dias 6, 8 e 10 de Agosto, no espaço da Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro (na Praia da Vitória) a hora do conto, sob o tema “Cores da Igualdade”. A UMAR Açores colaborou nesta actividade do Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, no âmbito da participação na Rede de Apoio Integrado à Mulher da Ilha Terceira.
 
Ao longo dos três dias em que decorreu, participaram nesta iniciativa 83 crianças dos 3 aos 12 anos, de vários Jardins de Infância e ATL’s do município. A atividade consistia na leitura e exploração de duas histórias “As famílias não são todas iguais” e “Primeiro cresci no coração”, que abordam as novas formas de família. Além da família tradicional: pai, mãe e filhos, contemplam-se as famílias monoparentais, as famílias reconstituidas (com filhos de outros relacionamentos) e as famílias LGBT (com dois pais ou duas mães), salientando a importância das mesmas no desenvolvimento emocional das crianças. Num segundo momento, os/as participantes da sessão pintaram o desenho de um arco-íris, que representa a sua família e as características que a definem: o nome, o número de elementos que a constituem e as atividades que gostam de fazer em conjunto.
 
Esta iniciativa de carácter lúdico-pedagógico foi acolhida com entusiasmo pelas crianças que nela participaram e contribuiu para uma melhor compreensão da diversidade afectivo-sexual que caracteriza as relações amorosas e familiares.
 
 
 
 
 Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 18 de Setembro de 2018
  

Sem comentários:

Enviar um comentário