quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Prevenção da Violência Doméstica

Na Unidade de Alcoologia da Casa de Saúde São Rafael
 
 
Desde Outubro de 2015 e em parceria com a Casa de Saúde São Rafael - Instituto de São João de Deus, que a equipa técnica da delegação da UMAR Açores na ilha Terceira desenvolve um trabalho de sensibilização junto dos utentes da unidade de alcoologia daquela instituição de saúde. O objectivo desta intervenção passa por desconstruir mitos associados à relação entre a violência e o consumo de álcool, reforçando que a embriaguez não é a causa das agressões mas antes um elemento facilitador.
Através do visionamento de filmes e de sessões em grupo, pretende-se promover a erradicação de preconceitos associados às discriminações em função do género, sensibilizar para os sinais de abuso (verbal, psicológico, físico, económico, sexual ou outros) nos relacionamentos íntimos, informar sobre os direitos e recursos de apoio para quem é vítima de violência doméstica, incentivar o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e prevenir a violência doméstica em relacionamentos futuros.
Nos últimos três anos, realizaram-se 43 sessões de sensibilização com a participação de 278 utentes daquele serviço, com idades compreendidas entre os 27 e os 67 anos.
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 27 de Outubro de 2018
 

Sem comentários:

Enviar um comentário