quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

UMAR Açores assinalou Dia de São Valentim

A 14 de Fevereiro



No âmbito do plano de actividade da associação para o ano de 2013 e a convite das Escolas, Básica Integrada de Angra do Heroísmo e Secundária Vitorino Nemésio na Praia da Vitória, a equipa técnica da UMAR Açores realizou um conjunto de acções de prevenção da violência no namoro, no passado dia 14 de Fevereiro, dia de São Valentim. As sessões tiveram como público-alvo o 3º ciclo da escola de Angra do Heroísmo e uma turma do 11º ano na secundária da Praia da Vitória, tendo participado cerca de três centenas de alunos/as.

Foram abordadas questões como os mitos que mantém os/as jovens em relacionamentos abusivos, os factores de risco para a violência, assim como algumas campanhas desenvolvidas com o objectivo de alertar a população para esta problemática. Verifica-se que o ciúme ainda é muitas vezes confundido com manifestações de amor por parte dos/as jovens, que não vêem nele um sinal de falta de confiança e necessidade de controlo por parte do/a namorado/a. Este muitas vezes evolui para o completo isolamento da outra pessoa, que deixa de estar com amigo/as e familiares para se cingir à pessoa com quem tem um relacionamento íntimo. Não menos comum é a ocorrência de agressões físicas, associadas à violência verbal e psicológica.

Uma vez que se pretende que os relacionamentos sejam saudáveis e positivos, esta sessão teve como objectivo a prevenção de situações de violência no namoro, consciencializando os/as jovens presentes para os sinais de alerta de um relacionamento abusivo e finalizando com as características que devem prevalecer num namoro equilibrado.

Este trabalho é realizado pela associação ao longo de todo o ano lectivo, mas nesta data teve particular interesse tendo em conta o dia que foi assinalado.
 
Publicado na página Igualdade XXI no jornal Diário Insular de 27 de Fevereiro de 2013
  

Sem comentários:

Enviar um comentário