terça-feira, 22 de outubro de 2013

Violência sobre as mulheres


Hoje diz-se que o homem e a mulher vivem numa sociedade moderna, civilizada, justa onde todos em conjunto usufruem dos mesmos direitos e privilégios.

No entanto, em lares a violência doméstica ainda é um problema que afeta crianças, idosos, sobretudo mulheres. Elas são vítimas nas mãos dos seus maridos, companheiros que as agridem com murros, pontapés, que as insultam e humilham, que as forçam a torturas sexuais, só porque se julgam donos dos seus corpos e almas. Estes homens cruéis e desumanos não se lembram, ou não querem lembrar-se, que a violência doméstica é crime.

Para eles as suas mulheres são apenas meros objetos que eles utilizam a seu belo prazer e que quando estão fartos as deitam fora (põe de lado). No meu ponto de vista a mulher de hoje deve ser encarada da mesma forma que o homem. Ela não pode, nem deve ser vítima de qualquer violência, seja ela física, sexual ou psíquica. Ela não pode ser violentada nos seus direitos de mulher, de esposa, de mãe e de trabalhadora. O seu trabalho deve ser merecedor do mesmo respeito que o homem. E se ela se vir humilhada e insultada, deve recorrer de imediato ao tribunal da sua localidade de residência, para que este a possa defender.

Infelizmente também já passei por isso, e às vezes dou por mim a pensar como fui capaz de deixar alguém pensar que tinha todo o direito de espancar, violar, agredir física e psicologicamente. Fui vítima de violência doméstica durante 13 anos e sempre calada, sempre assustada e não podia dizer a ninguém porque era ameaçada de morte. Mas finalmente consegui libertar-me desse homem. Mas as recordações, a dor e a angústia continuam bem presentes.

Hoje aprendi uma grande lição: ninguém me volta a maltratar. Tenho muito orgulho na mulher que me tornei pois consegui ultrapassar tudo isso e apoio qualquer mulher que denuncia o seu agressor, nunca se deixem vencer pelo medo porque nós mulheres somos mais fortes do que imaginamos. Mas não convém esquecer que também há muitos homens que sofrem de violência doméstica e que também tem vergonha ou medo de denunciar suas agressoras.

Utente da UMAR Açores

Publicado na Página IGUALDADE XXI no jornal Diário Insular de 3 de Outubro de 2013.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário