sexta-feira, 18 de outubro de 2019

“Eu não sou um homem fácil”

XIII Noite da Igualdade com lotação esgotada

Discussão reflexiva com Ana Arroz e público presente
 
No passado dia 29 de Março a delegação da UMAR Açores na ilha Terceira teve lotação esgotada para assistir ao filme “Je ne suis pas un homme facile” (Eu não sou um homem fácil) de Eléonore Pourriat (2018) assinalando assim a décima terceira Noite da Igualdade.
Com a moderação da convidada Ana Arroz (psicóloga educacional e docente na Universidade dos Açores), a quem aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração, foram discutidos alguns tópicos alusivos ao tema do filme, mais precisamente a (des)igualdade de género.
No mundo de Damien (interpretado por Vicent Elbaz) os homens são a supremacia na maioria dos locais que frequentam, desde bares até ao próprio local de trabalho. Este sente-se capaz de provocar, dizer e até de certo modo constranger qualquer mulher que lhe chame a atenção. É quando conhece Alexandra Lamour (interpretada pela atriz Marie-Sophie Ferdane) que tudo muda. Para Alexandra são as mulheres que têm o domínio da maioria das atividades quotidianas de forma a garantirem o sustento dos homens por serem um sexo mais fraco.
Nesta obra de Eléonore Pourriat é possível ver de forma nítida os comportamentos estereotipados que existem nas sociedades do século XXI para ambos os sexos e faz-nos refletir claramente sobre o papel que cada um de nós, enquanto homens e mulheres, devemos ter para combater e alterar ações que são habituais nos meios em que vivemos.
Estes foram alguns dos tópicos abordados na discussão reflexiva que se seguiu à projeção do filme. Desde questões políticas até pontos de vista e formas de encarar algumas problemáticas associadas à desigualdade de género, muitos foram os prós e contras enumerados e que futuramente serão enfrentados pelas gerações vindouras.
Naturalmente, todo o público presente concordou que cada vez mais estas alterações devem procurar ser enraizadas na educação das gerações mais novas.
Enquanto for “normal”, apenas por ser homem, ganhar-se cerca de 18% a mais de salário do que qualquer mulher que exerça as mesmas funções, enquanto as meninas aprendem a cuidar das casas entre muitas outras “funções das raparigas” e os rapazes brincam, enquanto “o lugar da mulher for a cozinha e o do homem o sofá”, sempre que o rosa for “apenas para meninas e o azul para meninos”… Muito trabalho há a fazer na nossa sociedade presente e futura!
Será muito importante educar crianças e jovens para a partilha! Partilha de papéis e de funções em qualquer contexto onde se insiram. Todos somos capazes de desenvolver qualquer tarefa ou trabalho desde que aprendamos e sejamos instruídos.
Como já diziam os mais velhos “é de pequenino que se torce o pepino”.
É de pequenino que se aprende a viver em igualdade!
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 30 de Abril de 2019
 

Sem comentários:

Enviar um comentário