segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Contra a LGBTI+Fobia aos Caminhos da Igualdade

 Os Caminhos da Igualdade, ontem e hoje...



“Nas Asas da Igualdade” revelou não existir nos Açores nenhuma organização dedicada ao campo LGBT. Foi em 2007, Ano Europeu da Igualdade. No âmbito do Projeto deste nome, promovido nesse ano pela UMAR Açores, em parceria com diferentes organizações, foram tratados temas relativos a diferentes tipos de desigualdades e áreas da sociedade, visando promover a Igualdade de uma forma mais ampla, numa dinâmica transversal que toca a todas e todos. Nos temas tratados incluiu-se temas como Homofobia e Sexualidade, nomeadamente, num Ciclo de Cinema, que decorreu no mês de Setembro, na Biblioteca Pública de Ponta Delgada.
Antes de mais, afirmamos que ao constatar esta realidade, isto é, a inexistência de organizações específicas nesta área, este reconhecimento, contribuiu para impulsionar a denúncia e o debate sobre as discriminações no campo LGBT.

Neste artigo para o evento online “Contra a LGBTI+Fobia aos Caminhos da Igualdade” (realizado no passado dia 17 de Maio) muito se poderia falar do Movimento LGBT e dos Feminismos na Região, nomeadamente contra as discriminações múltiplas, mesmo antes de 2007, mas o que aqui queremos destacar, são alguns importantes passos dados sobretudo nos últimos anos.
Neste contexto destacamos dois eixos: Primeiro, a intervenção de organizações da área da Igualdade e dos feminismos; Segundo o surgimento de associações do campo LGBT.

Primeiro eixo.
Podemos destacar o trabalho de associações da área da Igualdade tais como a APF Açores, o CIPA Novo Dia em São Miguel e o CIPA UMAR Açores na Terceira. No que respeita, ainda à UMAR Açores, e a intervenção dos seus Núcleos - Faial, Terceira e São Miguel, temos de reconhecer a importância do Projeto “Nas Asas da Igualdade”, a partir do qual se foi alargando mais a ação feminista nas discriminações múltiplas, incluindo a ação no campo LGBT. Esta ação ganhou forma em diferentes tipos de iniciativas, nomeadamente sensibilização e formação-ação, sobretudo junto de jovens, e, ações públicas onde se destaca a celebração do dia 17 de Maio, Contra a Homofobia, assim como a parceria ativa com outras associações da área LGBT, que entretanto foram emergindo.

No segundo eixo:
2011 Surge a Pride Azores, seguindo-se importantes ações públicas e de rua como o Festival e a Marcha Prideazores, em 2012, em Ponta Delgada, assim como, em 2013 e 2014. Em outro trabalho inserido no Evento Online “Contra LGBTI+Fobia, aos Caminhos da Igualdade” - o Balanço de três anos da Pride Azores, da autoria de Casilda Pascoal e Terry Costa, podemos saber mais, sobre este importante movimento.
Mais recentemente outras importantes e diversificadas ações, têm-se destacado em diferentes ilhas da Região. Concluímos com uma referência especial a 2019, a Homenagem a Marielle Franco, a 17 de Maio de 2019, junto ao nosso mar, na Praia do Pópulo, em São Miguel.
A “Ponta Delgada LGBT”, tendo em conta o dia 17 de Maio, dia contra a Homofobia e a Transfobia, juntou-se à UMAR AÇORES, para em conjunto fazer uma homenagem a Marielle Franco, socióloga, feminista e defensora dos direitos humanos assassinada brutalmente no ano passado.

Aproveitamos para referir o papel da LGBT Ponta Delgada, LGBT Azores e realçar a sua ação, nos anos mais recentes, na retoma de iniciativas da Comunidade LGBT, a nível local.

 

Clarisse Canha - UMAR Açores

Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 13 de Junho de 2020


Sem comentários:

Enviar um comentário