quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Dia Internacional da Igualdade Feminina

 


A 26 de agosto assinala-se o Dia Internacional da Igualdade Feminina.

Esta celebração existe em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de agosto 1789, em França, elaborada com o intuito de combater as desigualdades de género. Comemoram-se assim as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, que apesar das muitas vitórias, ainda conseguem identificar situações de desigualdade na atualidade.

Devemos relembrar que graças aos esforços dos movimentos feministas as mulheres conseguiram conquistar diversos direitos: ao voto, à entrada no mercado de trabalho, no ensino, na vida política… E embora tenham alcançado tantas conquistas ainda existe um longo caminho a percorrer de forma a diminuir progressivamente, até à sua eliminação, a desigualdade entre géneros.

As diversas formas de desigualdades socioeconómicas e o impacto negativo que a discriminação tem sobre as mulheres prejudica não só física como psicologicamente milhões de mulheres em todo o mundo. Portugal não é excepção.

Não deveremos falar sobre estas problemáticas apenas nos dias/datas comemorativos, é muito importante reflectirmos sobre o que pode e deve ser alterado, para que não só as mulheres do hoje mas também as do futuro possam viver em sociedades em que a igualdade entre géneros seja a normalidade.

É nossa obrigação estimular sempre a educação das mulheres sobre os seus direitos; o combate ao estigma associado aos casos de assédio equilibrando o “domínio” masculino nas forças de segurança para encorajar as mulheres a denunciarem mais os crimes de que são vitimas; a inclusão de mulheres em cargos de chefia; a normalização dos papéis na família de mulheres e homens… Tanto já foi feito, mas ainda muito pode/deve ser melhorado, não deixemos de acreditar num mundo com mais igualdade.


Raquel Costa

Psicóloga,

UMAR Açores – Delegação da ilha Terceira


Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 25 de Agosto de 2020


Sem comentários:

Enviar um comentário