sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Destaque do Mês de Maio de 2009

D. Fátima Albino

Maria de Fátima Soares Fernandes Rocha Ferreira nasceu a 18 de Agosto de 1953 em Angra do Heroísmo e desde cedo se viu envolvida num ambiente taurino onde aprendeu a gostar de gado bravo, confessando-nos mesmo que sempre “adorou andar no meio dos toiros…”.
Com 18 anos de idade, assume provisoriamente, em conjunto com um primo, a gestão da exploração agrícola e ganadaria do seu pai temporariamente ausente nos EUA. Num meio predominantemente masculino desempenha bem as suas funções sendo das primeiras mulheres a conduzir veículos todo o terreno na ilha Terceira.
Ao contrário da restante família que não valorizava muito a instrução escolar, a mãe sempre a incentivou a estudar. Assim, em 1974 finaliza o antigo 7º ano do Liceu passando a desempenhar funções como professora provisória, primeiro em Angra do Heroísmo até 1977 e mais tarde na Praia da Vitória até 1979. Na mesma altura frequenta em simultâneo o Magistério Primário e o Curso para estudantes trabalhadores denominado Técnicos de Produção Animal na Universidade dos Açores, bem como um curso de secretariado onde conhece o seu actual marido. Em Abril de 1979 ingressa nos quadros do Banco de Portugal em Ponta Delgada regressando à sua ilha natal um ano mais tarde como funcionária da nova agência do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, que abre em Maio de 1980, em Angra do Heroísmo. Em 1984 regressa ao Banco de Portugal (agência de Angra do Heroísmo) onde desempenha funções até 1993.
É a partir de 1992 e atendendo ao agravamento do estado de saúde de seu pai, que passa a gerir, em conjunto com o marido, a Ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes.
Casada desde 18 de Julho de 1981 e mãe de duas filhas, actualmente com 25 e 26 anos de idade, tem conciliado com esforço, ao longo do seu percurso de vida, as suas actividades profissionais e formação académica com as suas responsabilidades familiares.
Em 1996 conclui o Bacharelato do Curso de Ensino Básico - 1º Ciclo. No entanto, fica ainda ligada à gestão da sua ganadaria até ao ano 2000. Após esse período inicia a sua carreira como professora do 1º Ciclo, passando pelas escolas da Carreirinha Conceição e São Mateus, regressando à EB1/JI da Carreirinha onde actualmente exerce funções como Professora / Coordenadora.
Foi ainda Presidente da Direcção da Associação Regional de Criadores da Tourada à Corda de 2000 a 2006, procurando incentivar a melhoria das condições dos animais no mato e promovendo o toiro e a tourada à corda através da organização de eventos no exterior da Ilha Terceira.

Miguel Pinheiro

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 28 de Maio de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário