sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Workshop de Teatro da Oprimida / Teatro Fórum

Workshop de Teatro da Oprimida


Teatro Fórum


Entre os dias 3 e 6 de Outubro, teve lugar, no Edifício da Recreio dos Artistas, um Workshop de Teatro d@ Oprimid@, integrado no Projecto “Humanizar a Humanidade” da UMAR – Açores. O teatro d@ Oprimid@ é um instrumento de Transformação Social e de Resolução de Opressões, como as Desigualdades de Género, criado por Augusto Boal.
O Workshop foi realizado pelo formador/ curinga José Soeiro e dinamizado por Judite Fernandes, da cooperativa cultural “As Descalças”. Contou com a participação de quinze pessoas, com idades compreendidas entre 15 e 55 anos.
Durante o Workshop foram realizadas diversas dinâmicas de grupo de cariz lúdico, que permitiram aos/ás participantes uma maior abertura e descontracção, levando à partilha de momentos pessoais de opressão que já viveram. Foram abordadas várias situações problemáticas, emergindo destas três temas escolhidos pelas pessoas que participaram: “relações familiares”, “relações amorosas” e “relações entre pares”. A partir destes assuntos, formaram-se três grupos distintos em que cada qual criou uma história para representar no Teatro Fórum. O objectivo desta forma de Teatro é transformar a cena e a realidade apresentada, ou seja, procurar soluções para resolver os dilemas, problemas e/ou opressões apresentadas.
Desta forma, foram apresentadas três peças, tendo o público presente eleito a sua preferida para ser discutida/solucionada a problemática em questão, que neste caso foi as “relações amorosas”. Estiveram presentes cerca de meia centena de pessoas que aderiram com entusiasmo, tendo a oportunidade não só de verbalizar a sua opinião, mas também de a demonstrar, tornando-se assim espect-actores e espect-actrizes, ou seja, um público interveniente na peça.
Podemos concluir que o Teatro Fórum realizado foi de encontro aos objectivos iniciais, que eram os de sensibilizar a comunidade para situações de opressão e podemos afirmar que o público sentiu a urgência da acção para a mudança.

Rita Silva

Publicado no Jornal Diário Insular - IGUALDADE XXI - de 23 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário